Porque empresas e pessoas contratam um perito para acompanhar o processo interno ou judicial?

Por Dr. Fábio Toledo, Perito cadastro nos Tribunais de Justiça Federal, Estadual, formação contabil, jurídica e imobiliária, *perito grafotécnico, com registro nos órgãos de classe. Especializado pela UFF- Universidade Federal Fluminense e Graduando em Engenharia Cível.

O PERITO JUDICIAL, ele é nomeado pelo Juiz, quando existem questões complexas, isto é, quando há necessidade que expert, possa adentrar na questão que vem sendo discutida, e emitir um laudo.

Nota-se que embora o laudo seja técnico, aplicando a norma de cada área, deverá ele trazer aos autos do processo um linguagem onde todos possam compreende-la, sem afastar evidentemente a técnica. 

                    Outrossim, é aconselhável  formular ” Quesitos”, isto é, perguntas ao perito, ajudando-o, ou, mesmo guiando para que encontre as respostas que serão usado pelas partes para  ter êxito no processo “ganhar o processo”.

                 Ora,  é nesse momento  ajuda de um Assistente de Pericia, isto é, um PERITO PARTICULAR, contratado pelas partes, que poderá acompanhar inclusive todas as diligência (quando o perito vai no local), inclusive IMPUGNAR os laudos judiciais, isso porque é comum que ocorra distorções e convicções equivocado do perito, inclusive ele pode ser trocado, caso o Julgador entenda que falta conhecimento técnico. Logo, é sempre bom lembrar que um lado desfavorável a causa ainda não está perdida, o PERITO PARTICULAR, terá o objetivo de procurar elementos no laudo pericial que possa ajudar a convicção do Juiz, isto é, demonstrando “pontos fortes”.

                   Indubitavelmente, o advogado que atua no processo  muitas vezes não tem  conhecimento técnico naquela área, e mesmo que tenha não tem o tempo para desenvolver o trabalho, ou seja, ou ele advoga, ou ele é perito duas coisas são complicadas.

DOS PARECERES E PERICIAS AS CORPORAÇÕES

           Hoje é comum a contratação de Peritos em diversas áreas para produção de laudos  periciais para uso interno das corporações, ou mesmo pareceres para determinada área, tal trabalho consegui levantar   detalhes que até mesmo as médias empresas não tem tempo e condições técnicas para fazê-lo, não é diferente das grandes  corporações, que necessitam muitas vezes de estudos viabilidade técnica para expansão econômica, segurança de dados, laudos sobre o pessoal que presta serviço, com advento da aplicação da “Compliance” faz necessário saber quem está dentro da organização empresarial e aquilo que vem realmente acontecendo.

      Empresas vem tendo impacto negativo em suas filiais face a ausência de analise sobre o comportamento dos seus empregados e procedimentos, as indenizações ultrapassam a casa de milhões, portanto, é necessário que Laudo Pericias com a devida técnica aplicada a área, possam demonstrar a reação situação de filiais, por exemplo, hoje cresce a contratação de laudos/pareceres na forma de “Cliente Oculto”, onde uma equipe de perito faz analise sobre o comportamento dos pontos de vendas, sem que os gestores dessa filial saibam que estão sendo analisados. É possível ainda identificar desvios  de produtos, praticas de corrupção que podem prejudicar a imagem das corporações e ainda sanções criminais e cíveis.

Logo, CONTRATE UM PERITO!

www.periciaempresarialcriminal.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *